Vamos falar de Solidariedade?
Solidariedade significa se identificar com o sofrimento do outro e, principalmente, se dispor a ajudar a solucionar ou amenizar esse problema.
Entender o que é e como ser solidário é importante desde a primeira infância e faz parte da construção de valores morais, éticos e também da cidadania.
Existem muitas formas de ser solidário, desde participar como voluntário de uma ONG até a ajuda de um vizinho próximo ou de alguém na rua que esteja necessitando no momento.
É importante frisar que ser solidário não é apenas ofertar bens materiais, mas sim estar atento as necessidades do próximo, sejam elas físicas, mentais ou emocionais.
Sendo assim, trago abaixo algumas formas de se trabalhar a solidariedade com as crianças, seja em sala de aula, no ambiente religioso e etc.
1. Gerar campanhas de donativos e/ou materiais: é possível criar com as crianças algumas campanhas simples, mas que fazem a diferença. Seguem exemplos abaixo:
- Coleta de Tampinhas Plásticas: elas podem ser entregues a ONGs que vendem o material para a indústria de reciclagem e revertem o dinheiro para benfeitorias, como a Rio Ecopets, que usa o dinheiro para a castração de animais e retirada desses bichinhos da rua.
- Arrecadação de Alimentos, Água, Itens de Higiene Pessoal: podem ser coletados mensalmente ou para uma ação específica e ser revertido em doações para creches, orfanatos, lar de idosos, pessoas em vulnerabilidade, etc.
3. Apadrinhamento solidário: identificar um local que realize esse trabalho (exemplo a Pastoral da Criança da Igreja Católica) e se voluntariar. Anualmente, a criança apadrinhada receberá de seu padrinho uma vestimenta completa (roupas e sapato) e um brinquedo. Normalmente, os apadrinhamentos acontecem no Natal, mas existem instituições que fazem ao longo do ano também.
4. Atividades lúdicas em sala: essa sugestão é tão importante quanto as demais, pois enraíza na mente os conceitos de solidariedade, uma vez que as transformações verdadeiras começam de dentro pra fora. Seguem sugestões:
- Assistir filmes sobre o tema: é uma ótima forma de debater. Sugiro Patch Adams - O amor é contagioso.
- Caixa da solidariedade: criar uma caixa com ações solidárias que devem ser praticadas durante a aula/encontro. Exemplo de ações: emprestar sua borracha para quem não tem ou esqueceu, dividir o lanche em um recreio coletivo e etc.
Acho que é isso! Espero ter ajudado!
Até mais! 😊


.png)
Comentários
Postar um comentário